top of page

Noções básicas de gramática

As principais diferenças (e semelhanças) entre a gramática do português e do inglês



Ao começar o estudo de um novo idioma, principalmente a segunda língua, é comum tentar traçar paralelos com o que já se conhece. Como usuário da sua língua materna, você já sabe como ela se comporta, mesmo que não tenha um conhecimento profundo da gramática, então, nada mais natural do que tentar encaixar a L2 (o idioma novo) nos moldes que você conhece da L1 (língua materna). O problema surge quando isso persiste; quando você tem dificuldade em ver a L2 como um código novo, com regras próprias e únicas, distintas das que você conhece.

Por isso, o quanto antes você entender que línguas são códigos regidos por uma gramática interna (portanto, única), mais rápido você vai avançar no estudo. E mais fácil ele se tornará. Além disso, línguas são coisas vivas, em constante movimento e mudança, graças aos seus falantes. Elas entram em extinção conforme o número de falantes diminui, e morrem quando ninguém mais as usa como ferramenta de expressão. Portanto, quem cria a gramática de cada idioma são os próprios falantes, através de décadas e séculos de uso.

Nessa aula de 35 minutos, eu explico a estrutura básica do português e do inglês, com as suas diferenças e semelhanças. Falo também sobre instinto gramatical, a ferramenta mais poderosa ao seu dispor, caso você escolha utilizá-la. Com um instinto gramatical afiado, você consegue driblar palavras que não entende na hora de compreender um texto para além do superficial. E, como toda ferramenta que se preze, o instinto gramatical pode ser constantemente afiado, para se tornar cada vez mais versátil.


Bons estudos e até a próxima aula!

Teacher Mônica

Design sem nome (1).png

©2023 por Mônica Sanoli

bottom of page