top of page
  • Foto do escritorMônica Sanoli

Stephen King em ordem cronológica

Atualizado: 31 de jan.

Eu ainda era adolescente quando decidi colecionar todos os livros do Stephen King. Por sorte, não ligo tanto para capas duras e bonitonas e até prefiro paperbacks usados, amassados e com aquele cheiro adocicado de papel velho. Um pouco mais velha, depois de ler Salem's Lot e Wolves of the Calla em inglês, resolvi continuar lendo a obra do King no idioma original. Finalmente, já adulta, optei por ler tudo em ordem cronológica, relendo os livros que já tinha lido se desse vontade. Logo percebi que é um comprometimento para a vida toda, primeiro porque o King é extremamente prolífico e não dá sinais de querer parar de publicar (ainda bem!), e segundo porque os livros dele são como uma refeição completa para mim, e eu preciso de um tempinho para digerir uma história antes de pular para a próxima.


A necessidade de organizar

Quando eu cheguei nos anos 90, lá por volta de The Waste Lands ou Needful Things, percebi que toda vez que eu procurava o próximo livro, acabava fazendo uma bagunça no meu navegador: várias abas abertas com listas que não batiam umas com as outras, nem com a lista oficial do site do King. Por isso, me propus a criar uma relação definitiva e em ordem cronológica dos romances, novelas, obras de não ficção, coleção de contos e obras escritas sob o pseudônimo Richard Bachman.

Captura de tela mostrando o cabeçalho e o início da tabela no Notion.

A lista está no aplicativo Notion e traz as datas de publicação, tags de identificação para cada obra, caixinhas selecionáveis para você ir marcando o que já leu e quantas estrelinhas quer dar e, claro, os links da Amazon para os livros em português e em inglês. Além disso, ela é customizável, ou seja, você pode inserir mais colunas, mudar as que já existem, enfim, personaliza-la da maneira que mais lhe agrada.


Links

Com exceção de Rage, que está sem link por razões óbvias (o Stephen King optou por retirar o livro das prateleiras após casos de tiroteios em escolas nos quais os atiradores tinham cópias do livro, e agora, infelizmente, você precisa dar seus pulos para conseguir ler), todos os livros têm os links para as versões em inglês. Porém nem todos têm a versão em português. Não é descuido meu, é só porque nenhuma editora comprou os direitos para a tradução destes livros por aqui, ou motivo equivalente. Quando alguma versão ptBR for anunciada (como aconteceu com The Long Walk - A Longa Marcha, que saiu este ano pela Suma), eu atualizo a tabela, assim como o faço sempre que o King anuncia um livro novo. O mais recente, que eu acabei de adicionar (o link para a versão em inglês), é Holly, que será publicado em 5 de setembro deste ano, 2023.

Importante lembrar, todos os links da Amazon são de associado, o que significa que eu ganho uma pequena porcentagem da compra que você fizer, sem que você pague nada a mais por isso. É uma graninha que me ajuda a comprar a ração do Sirius e do Remus no final do mês, e por isso, eu te agradeço. :)

Sirius, enorme e preto, e Remus, pequeno e dourado, empoleirados no braço do sofá para olharem a rua pela janela da sala.
E eles também!

Como usar a tabela

Para usar a tabela é só clicar aqui (ou na primeira imagem deste post). Você vai precisar criar uma conta no Notion, mas não se preocupe, ela é gratuita (e o aplicativo é excelente, caso você ainda não o conheça). Quando a página abrir, clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela:

Captura de tela com os três pontinhos em destaque

E, em seguida, clique em duplicar:

Captura de tela em detalhe, com a opção duplicar em destaque

Editado

Mudei algumas configurações na tabela, e agora ficou mais fácil de usar. Em vez de clicar nos três pontinhos para depois duplicar, você pode duplicar direto pelo cabeçalho:

Lembrando que você precisa estar logado no Notion para poder duplicar, ok?


E pronto! Agora você pode usar a tabela e editá-la da maneira que quiser na sua própria área de trabalho do Notion. Só para te dar uma ideia, este é um recorte da minha versão pessoal:

Captura de tela de parte da tabela preenchida com as minhas tags e notas.

Espero que você goste e que eu tenha te ajudado na sua jornada pela grandiosidade que é a obra do Stephen King! Long days and pleasant nights.

-M


Adicionados - janeiro 2024

Em português:

  • Dolores Claiborne pela Suma (pré-venda com lançamento para 26/03)

Em inglês:

  • You Like It Darker: Stories (pré-venda com lançamento para 21/05)

3.211 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page